NOTÃCIAS

NOTÃCIAS


Touro moderniza administração

Publicado em 09/12/2010 ás 10:19:11

 

 Dentro de campo, o Fluminense, aos poucos, começa a ajustar a sua equipe visando a temporada 2011. Fora dele, a diretoria busca montar uma nova forma de gestão para que a administração do time se modernize. Para tanto, o Touro do Sertão é um dos poucos clubes baianos que tem um representante no curso de Gestão Esportiva, promovido pela Sudesb (Superintendência do Desporto do Estado da Bahia), que tem como objetivo capacitar os dirigentes esportivos na área de gerenciamento.

O mercado esportivo brasileiro é na verdade um mercado crescente, especialmente após a realização dos Jogos Panamericanos e a escolha, pela FIFA, do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol, em 2014 e a escolha, pelo COI, da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Apesar do enorme potencial para o desenvolvimento de negócios, não conta com mão de obra específica para atender esta demanda, além de enorme carência de cursos nesta área. Pensando nessa situação, a Uneb (Universidade Estadual da Bahia) se propõe a oferecer, com apoio da Sudesb, o curso de Extensão Universitária em Gestão Esportiva.

Todas as agremiações baianas foram convidadas, mas apenas Fluminense, Serrano e Camaçari mandaram representantes. O Touro está sendo representado por Tiago Borges Paolilo, assessor da presidência, que está desde o mês de outubro participando deste curso de reciclagem. “É uma grande oportunidade que os clubes têm para se atualizarem em nível de gerenciamento. Muitos podem achar desnecessário, mas precisamos modernizar a nossa administração para que tenhamos mais capacidade ainda de gerenciar o clube em todos os seus setores”, explica Paolilo.

Para o dirigente, o curso contribui para uma melhor organização do Fluminense. “Para se ter uma ideia, hoje nós já temos o nosso planejamento todo pronto, no tocante a pré-temporada; o nosso Departamento Médico, de posse da tabela de jogos do estadual, pode se organizar a nível de escalas de profissionais e, além disso, todos os atletas receberam a tabela e o regulamento do Campeonato Baiano  com algumas regras internas que eles precisam seguir”, observa.  

O Curso de Gestão também pode dar importantes contribuições em outras áreas. “Nós teremos subsídios também para elaborar projetos de captação de recursos, além de importantes ações que serão desenvolvidas pelo nosso Departamento de Marketing. Aos poucos, vamos implantar estas inovações que, com certeza, vão ser decisivas para que façamos uma grande temporada em 2011, quando o clube vai completar 70 anos de existência”, salienta Tiago Paolilo.