NOTĂŤCIAS

NOTĂŤCIAS


Fisiologia é a "bola da vez" no Flu

Publicado em 22/12/2010 ás 19:00:00

 

Felipe Oliveira

O grupo passou por uma valiação durante todo o dia sob o comando da equipe de Dortas

 

 

O Touro do Sertão apela para a fisiologia para que os seus atletas apresentem um rendimento bem melhor dentro de campo. Foi com esta intenção que hoje durante todo o dia, o renomado fisiologista Alexandre Dortas esteve com a sua equipe fazendo uma minuciosa avaliação com os jogadores do Touro do Sertão para que eles correspondam plenamente às expectativas.

A vinda do fisiologista para o Fluminense foi uma parceria obtida através do preparador-físico Geraldo Lantyer, com a clínica de Alexandre Dortas. “Na verdade a minha vinda aqui faz parte de um projeto que consiste na expansão desta ferramenta que é a fisiologia para os clubes de futebol do interior e como tenho amizade com o Geraldo Lantyer isso facilitou muito para que pudesse estar aqui fazendo este trabalho que vai ser de suma importância para toda a temporada”, explicou Dortas.

Fisiologia é o estudo de todos os aspectos fisiológicos que ocorrem no organismo do individuo. Sendo o atleta é analisado em exercícios. “Todos os fenômenos fisiológicos que acontecem no organismo, com o envolvimento de todos os sistemas corpóreos. O fisiologista esta acompanhando esses fenômenos que acontecem justamente na quebra de equilíbrio do corpo do individuo, propiciado por algum estresse físico. Então, todos os movimentos de compensação para que esse equilíbrio seja retomado é estudado pela fisiologia do exercício”, observa Dortas.

Alexandre Guimarães Dortas Matos é professor de Educação Física, formado pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Treinamento Desportivo de Alto Rendimento pelo UNIG no RJ, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Gama Filho no RJ e professor da FTC dos Cursos de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição. Atualmente presta serviço ao Bahia e esteve durante 10 anos comandando o Departamento de Fisiologia do Vitória, referência no Nordeste Brasileiro.

Dentro do futebol especificamente, o profissional da fisiologia, tem a finalidade de dar todo o suporte ao Departamento Físico e também ao Departamento médico. “Nós fazemos todo um levantamento do atleta, através de testes de velocidade e resistência, que serve de parâmetro para traçar todo o planejamento do preparador-físico e também atua na prevenção de lesões de qualquer grau”, explica o fisiologista.

.