NOTÍCIAS

NOTÍCIAS


Touro e Tremendo se reencontram aps 23 anos

Publicado em 17/01/2010 ás 00:25:00

 

Marcelo Oliveira - videoplayesporte.blogspot.com
 
O último joogo, pela Copa Jaques Wagner, o Tremendão venceu o Touro por 2 x 0
 
 
 
 
A partida de hoje entre Fluminense e Bahia de Feira – às 16 horas no Estádio Jóia da Princesa – não marca somente a estréia das duas equipes no Campeonato Baiano 2010. Será o primeiro clássico dos feirenses, por um campeonato estadual depois de 23 anos. De um lado, o Tremendão, que após anos de anonimato retomou as atividades profissionais, ganhou a 2ª divisão no ano passado e busca se consolidar no cenário esportivo. Do outro, o Touro do Sertão, vencedor da Copa Jaques Wagner, que vai para o Baianão sonhando alto: almeja uma vaga na Copa do Brasil de 2011 e, quem sabe, conquistar o título estadual, coisa que não acontece desde 1969.
 
 
Os dois times protagonizaram partidas inesquecíveis, seja de caráter amistoso ou valendo principalmente pelo campeonato amador promovido pela Liga Feirense de Desportos (LFD). Apesar disso, de acordo com os registros oficiais, os dois times pouco se enfrentaram em competições promovidas pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). Enquanto o tricolor feirense, em 69 anos de vida tem 56 dedicados ao profissionalismo, o Tremendão participou de poucos certames e a prova disso são os grandes intervalos de tempo que intercalam a sua presença no Campeonato Baiano.
 
DISPUTAS
Computando as partidas de campeonatos Baiano da 1ª e 2ª divisões, Taça Estado da Bahia e Copa Jaques Wagner, Fluminense e Bahia de Feira se enfrentam tão somente 12 vezes. O primeiro jogo aconteceu no estadual de 1968, no dia 19 de julho, e o Flu venceu por 2 x 1: os gols marcados por Messias e Veraldo para o tricolor, enquanto Robertinho descontou para o Tremendão.
 
Naquele ano, as equipes se enfrentaram mais uma vez e depois só se encontrariam 15 anos mais tarde no Baianão de 1983, quando fizeram mais dois jogos. Voltariam a jogar mais duas partidas no estadual de 1987 e depois de um intervalo de 11 anos voltariam a se encontrar na Taça Estado da Bahia em 1998. Um ano depois duelaram pela 2ª divisão, quando o Fluminense foi rebaixado e, desde então, o Bahia literalmente parou as suas atividades profissionais. Os tradicionais rivais só voltaram a jogar no ano passado já pela Copa Governador Jaques Wagner, na nova fase administrativa do Bahia de Feira. 
 
Ao todo, nos 12 confrontos o Fluminense leva uma larga vantagem em relação ao rival: venceu oito vezes, empatou três e perdeu somente uma. Marcou 20 gols, sofreu 12 e tem um saldo positivo de oito gols.