NOTÃCIAS

NOTÃCIAS


Jornalista lança 2ª edição de “A História do Fluminense de Feira”

Publicado em 26/03/2015 ás 08:25:18


Por Simas
Pessoas de diversos setores da sociedade estiveram prestigiando o lançamento do livro de Adilson Simas 


 
 
O jornalista Adilson Simas, conhecido em Feira de Santana e região por abordar temas históricos lançou na noite de ontem  (25) a 2ª edição do livro “A História do Fluminense de Feira”, que conta inúmeros feitos do Touro do Sertão entre os anos de 1954 e 1972. 
 
Durante este período o clube, fundado em 1941, se profissionalizou e conquistou os dois títulos mais importantes da sua história: o Campeonato Baiano dos anos de 1963 e 1969. Até hoje, nenhum clube do interior baiano alcançou esta marca, um dos fatores que faz o Fluzão ser conhecido como a “Terceira força do futebol baiano”. Os dirigentes, os jogadores, casos e causos do clube mais simpático do interior contados por quem vivenciou a sua história e continua reproduzindo através de vários textos que compõem esta relíquia que deve ser guardada pelos torcedores e admiradores do Touro do Sertão.
 
Para o jornalista Adilson Simas, o lançamento do trabalho em sua segunda edição foi algo maravilhoso. “O Fluminense é um patrimônio não só da Feira de Santana, mas da Bahia e do Brasil, haja vista, a representatividades que tem mesmo estando em uma Segunda Divisão. Escrever sobre o clube é algo prazeroso e espero que todos leiam e entendam a sua importância e a necessidade que se tem de se manter o time em evidência”, ressaltou. 
 
Pessoas de diversos seguimentos da sociedade, como políticos, empresários, jornalistas e torcedores em geral estiveram prestigiando o evento. “Não poderia este livro ter sido feito por outra pessoa senão Adilson Simas, que é verdadeiramente um arquivo vivo da história de Feira de Santana e falar nesta história tem que se falar no Fluminense que é de fato o clube mais querido da cidade, que representa toda a paixão do feirense pelo futebol”, disse o empresário e ex-dirigente do clube, Humberto Cedraz. 
 
O Fluminense esteve representado pelo diretor de futebol Zé Chico e o presidente Gerinaldo Costa, que ressaltou a importância do livro. “O Fluminense é tão importante, que se tornou tema de um livro. Com certeza estamos felizes com isto e vamos fazer questão de mostrar isso para os nossos atletas que estão chegando aí e se preparando para a batalha da 2ª divisão. É mais uma motivação, principalmente para a nossa torcida que tem nos apoiar neste momento que estamos buscando colocar o clube de volta ao lugar que ele merece”, comentou. 
 
A nova edição da publicação tem o patrocínio da Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória de Feira. Tem capa de Juraci Dórea, apresentação de Marcílio Costa e prefácio de Hugo Navarro da Silva. O livro original foi lançado em 1973, na inauguração da Galeria Carmac, durante as comemorações do então centenário de Feira de Santana.